segunda-feira, 21 de julho de 2025

Exercícios 3º Ano

 1. A carteira de trabalho é o documento em que fica registrado o contrato de trabalho no Brasil. Analise a charge a seguir, publicada recentemente sobre as novas relações de trabalho. Considerando a charge, assinale a alternativa correta: 



 a) A terceirização do trabalho garante benefícios aos trabalhadores. 
b) O aumento do número de trabalhadores com registro em carteira de trabalho. 
c) A informalidade do emprego que aumentou, ou seja, a contratação sem registro em carteira. 
d) A individualidade do trabalho, onde o trabalhador desenvolve uma atividade específica. 
e) O rígido controle das tarefas e normas.

2. Segundo Max Weber, a ética religiosa pode influenciar significativamente o comportamento econômico dos indivíduos. Considerando as ideias desse autor, assinale a opção correta acerca de religião e sociedade.
A) A sociologia das religiões de Max Weber tem como um de seus pilares a ideia da inexistência de afinidades eletivas entre economia e religião.
B) A ética protestante, segundo Weber, é desvinculada do desenvolvimento do capitalismo moderno.
C)A ética católica se destaca como fator de desenvolvimento econômico e social e, por isso, se tornou objeto de estudo de grande destaque na obra de Max Weber.
D)Weber acredita que a ética protestante contribuiu para o desenvolvimento do espírito capitalista, promovendo valores como o enaltecimento do trabalho árduo e da frugalidade.
E)Para Weber, religião e economia são esferas independentes uma da outra e atuam de modo autônomo, sem interinfluências.

3. "A história de toda a sociedade até aqui é a história da luta de classes."
Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista
O conceito de Marx sobre a luta de classes representa o antagonismo entre uma pequena classe dominante sobre uma maioria subalternizada. Foi assim com homens livres e escravos, senhores feudais e servos, em suma, opressores e oprimidos.
Na Idade Moderna, qual são as forças que atuam na luta de classes e em que se baseia essa distinção?
a) Capitalistas e comunistas, distinção realizada através de sua ideologia.
b) Direita e esquerda, de acordo com o local em que se sentaram na assembleia posterior à Revolução Francesa.
c) Burguesia e proletariado, divisão entre os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho.
d) Nobreza e clero, representantes de famílias aristocratas e representantes da Igreja.

4. Para Marx, a produção de mais-valia é modo de produção o capitalista. A partir dela, o trabalhador é explorado e o lucro é obtido.
De acordo com o conceito de mais-valia desenvolvido por Marx, é incorreto dizer que:
a) Parte do valor produzido pelo trabalhador é apropriado pelo capitalista sem que lhe seja pago o equivalente.
b) O trabalhador é forçado a produzir cada vez mais pelo mesmo preço, firmado em contrato.
c) O valor do salário sempre será inferior ao valor produzido.
d) Os salários são equivalentes ao valor produzido pelo trabalhador.

5. “...o trabalho quando não dedicado ao interesse da humanidade, e sim de um grupo específico, torna-se trabalho alheio. O indivíduo perde sua liberdade e humanidade, torna-se apenas força de trabalho e é transformado em coisa”. 
Tal conceito acima citado trata-se de:
______________________________________________________________________________________________

6. Há pouco mais de uma semana, quando a varejista Amazon foi acusada de fazer com que seus funcionários trabalhassem em horários excessivos a ponto de terem de urinar em garrafas plásticas, a companhia do homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, afirmou que, “se isso fosse verdade, ninguém trabalharia conosco”. [...]. Nesta sexta-feira (2), no entanto, a Amazon voltou atrás e pediu desculpas [...] e acabou admitindo que sim, alguns funcionários não têm tempo de ir ao banheiro e acabam urinando em garrafas de água.
VITORIO, Tamires. Com horários de trabalho excessivos, funcionários da Amazon urinam em garrafas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/. Acesso em: 20 abr. 2023. (Fragmento adaptado).
A notícia de que uma das principais empresas varejistas contemporâneas admitiu que uma parte de seus funcionários trabalha em condições precárias é um testemunho de como
a) a formação de sindicatos fortes, a partir da emergência do toyotismo, não impede a exploração do trabalho.
b) a maior flexibilização dos vínculos trabalhistas passa a exigir uma maior qualificação técnica do trabalhador.
c) a desregulamentação do trabalho tem como consequência o fortalecimento do papel do Estado de bem estar social.
d) a sociedade contemporânea produz uma contradição entre a modernização e a regressão das condições de trabalho.

7. Para entendermos a ideia de lutas de classes e todos os desdobramentos que Marx atribuiu a esse importante aspecto social, devemos primeiro entender o que são as classes sociais a que tanto ele se referiu. Nesse sentido, Karl Marx defendia a ideia de classes a partir da noção de que:
a) as classes sociais são o conjunto de sujeitos unidos sob uma mesma ideologia política.
b) as classes sociais são entendidas como os diferentes grupos que se formam em função de sua condição material e social.
c) as classes sociais estão ligadas pelo conceito de solidariedade orgânica.
d) as classes sociais existem apenas em espaços específicos e em sociedades altamente desenvolvidas.

8. Leia a charge a seguir.

 


A análise da charge nos remete ao fenômeno da insegurança no emprego, que, nas últimas décadas, tornou-se um tópico de discussão essencial dentro da Sociologia do Trabalho. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, é correto afirmar que
a)produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
b)o maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu, em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.
c)trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.
d)os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.

9 . (Enem digital 2020) No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”. SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998. Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade ético-religiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

a) vinculada ao abandono da felicidade terrena.

b) contrária aos princípios econômicos liberais.

c) promovedora da dimensão política da vida cotidiana.

d) estimuladora da igualdade social como direito divino.

e) adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.

 

10. Aponte as principais diferenças entre mais-valia absoluta e relativa.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Exercícios 1º Ano - Surgimento da sociologia

1. A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:
a) entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.
b) é amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.
c) entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social.
d) deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.

2. (UECE) Considerando o contexto histórico do surgimento da Sociologia, assinale a afirmação verdadeira.
a)A Sociologia surge no século XVI em decorrência direta das mudanças trazidas pelo desenvolvimento das grandes navegações.
b)A Sociologia surge a partir da Revolução Russa, no ano de 1917.
c)A Sociologia resulta dos estudos sobre o modo de produção desenvolvido na Ásia.
d)É no século XIX, já com a consolidação do sistema capitalista na Europa, que se encontra a herança intelectual mais próxima da Sociologia como ciência particular.

3.(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a)A Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
b)A Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
c)A Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
d)A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
e)A Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

4. (Upe) Leia o texto a seguir: (...) grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científicotecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004, p. 124.
Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas. Nesse sentido, a Sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da Sociologia e das mudanças históricas apontadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.
a)A grande mecanização das fábricas nas cidades possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural por meio do aumento de empregos.
b)A divisão social do trabalho foi minimizada com as novas tecnologias introduzidas pelas revoluções do século XVIII.
c)A Sociologia foi uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
d)O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
e)As atividades rurais do período histórico, tratado no texto, foram o objeto de estudo que deu origem à Sociologia como ciência.

5. Cite 2 motivos pelos quais a Revolução Francesa é considerada uma causa histórico-política para o surgimento da Sociologia.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Unpe) Sobre os fatos históricos que influenciaram o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa correta.
a)A Revolução Industrial promoveu um processo de urbanização e, consequentemente, de diversos problemas sociais.
b)A nobreza francesa obteve sucesso na manutenção das estruturas de poder feudal, sendo considerada a classe vitoriosa da Revolução Francesa.
c)Os Iluministas defendiam um pensamento sem engajamento político a fim de resguardar a objetividade necessária ao fazer científico.
d)A atuação dos líderes revolucionários, como a de Robespierre para Revolução Francesa, destacou-se como objeto de análise dos precursores da Sociologia.
e)A Revolução Industrial reproduziu as estruturas de classe do período histórico anterior, o que permitiu a consolidação da sociedade capitalista.

7. A sociologia é uma ciência humana que estuda a sociedade. Das opções abaixo, a que não contempla um de seus objetivos é:
a) Compreender e explicar as transformações e mudanças nas sociedades humanas.
b) Entender o funcionamento das sociedades e das relações entre os seres humanos.
c) Estudar os fatores sociais e culturais relacionados com os comportamentos humanos.
d) Compreender a existência humana e o saber por meio da análise racional relacionada com a história.
e) Compreender os interesses dos movimentos sociais, fruto de práticas sociais incoerentes com a ordem social.

8. A sociologia é uma ciência porque 
I- tem um objeto de estudo, estuda a realidade social
II- tem um método de estudo
III- possui método científico
IV – observa os problemas e recolhe dados para analisá-los
V- coloca hipóteses explicativas, testa as hipóteses e chega-se á conclusão – tendências comportamentais.
Estão corretas:
a) I e II
b) II e III
c) IV e V
d) I, III e IV
e) Todas as alternativas

9. Os mestres em retórica que, na Grécia antiga, tomavam para si a tarefa de ensinar conhecimentos gerais e a arte da eloquência para os cidadãos gregos postulantes à participação ativa na vida política ficaram conhecidos como:

Exercícios 3º Ano - Trabalho e sistemas flexíveis de produção.

  

1 – Caracterize o FORDISMO. 

 

2 – Qual a diferença entre desemprego estrutural e 

conjuntural? 

 

3- "A geração de trabalho informal é uma 

característica dos processos de transformação que 

o trabalho vem sofrendo ao longo dos anos. Essas 

transformações acontecem devido ao processo de 

globalização, com novos empregos, novas 

conexões, interatividade e praticidade.". Faça a 

soma das alternativas que NÃO correspondem ao 

trabalho formal 

01) Professor 

02) Camelôs 

04) Caixa de supermercado 

08) Diarista/faxineira 

16) Motorista de app (Uber, Ifood, 99) 

SOMA:__________________ 

 

4- Questão 1 – (UTFPR – com adaptações) –  

 

“Os movimentos que vêm modificando as relações 

de trabalho guardam relação com a implantação de 

um novo padrão de acumulação (com raízes no 

chamado toyotismo), que teve lugar no Brasil 

especialmente a partir dos anos 90, em paralelo com 

a intensificação da abertura comercial e financeira. 

A exposição da economia à competição 

internacional contribuiu para a incorporação de 

processos de reestruturação produtiva, os quais 

flexibilizaram o mercado de trabalho – aumentando 

a liberdade dos empregadores na contratação e 

demissão de mão de obra – e introduziram novas 

tecnologias que tornaram obsoletos certos postos 

de trabalho.” 

PINHEIRO, A lessandro Maia; ÁLVARO, Maria 

Angela Gemaque. Informalidade na região 

metropolitana de Belém. 

 

Em relação às consequências do processo descrito 

no texto, assinale a única alternativa INCORRETA. 

a) A flexibilização do mercado de trabalho obriga a 

PEA (população economicamente ativa) a ter maior 

nível de especialização, exigência dos melhores 

empregos no setor terciário. 

b) A perda dos cargos industriais para a automação 

sempre resultou na criação de um número maior de 

postos de trabalho que o de desempregados. 

c) Em países emergentes à liberação da mão de 

obra da indústria somou-se a PEA que vem do 

campo em função da crescente mecanização rural. 

d) Nos países desenvolvidos promoveu a migração 

da População Ativa para o setor terciário, que hoje 

emprega a maior parte da população adulta. 

 

5. . O desemprego estrutural, chamado também de 

tecnológico, ocorre no contexto em que a mão de

obra humana passa a ser substituída por novas e 

sofisticadas tecnologias. Por essa razão, é um fator 

de desemprego que muitas vezes torna-se 

irreversível, uma vez que máquinas substituem o 

trabalho humano e dificilmente o emprego para a 

função substituída voltará a existir. 

                                                                          

O desemprego estrutural tem como consequência o 

aumento 

A)de empregos mais duradouros. 

B)da população das áreas rurais. 

C)dos custos de produção. 

D)do número de vagas no setor industrial. 

E)do trabalho informal nas cidades. 

 

6 – UFMT – 2017 – UFSBA – Que modelo de gestão 

começou a ser conhecido e aplicado após a 

Segunda Guerra Mundial, que visava a eliminação 

de desperdícios com a racionalização da força de 

trabalho, produção flexível e utilização do just in 

time?  

a) Fordismo  

b) Taylorismo  

c) Marxismo  

d) Toyotismo 

 

7. "Questão 1 - (PUC Minas) 

 

Camelôs 

 

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão 

O que vende balõezinhos de cor […]. 

[…] Alegria das calçadas 

Uns falam pelos cotovelos 

[…] 

Outros, coitados, têm a língua atada. 

Todos, porém sabem mexer nos cordéis com o tino 

ingênuo de demiurgos de inutilidades. 

Manuel Bandeira 

O mercado de trabalho formal urbano, como se 

sabe, não tem sido capaz de absorver os 

contingentes de desempregados. O trecho anterior 

serve para ilustrar tal realidade. 

Assinale a alternativa que melhor retrate o problema 

do desemprego e subemprego atual. 

a) A modernização das atividades produtivas, nos 

setores primário e secundário, tem deixado como 

única alternativa o emprego no setor terciário da 

economia. 

b) Como vendem inutilidades, os camelôs ou 

marreteiros possuem baixa remuneração pelo seu 

trabalho. 

c) A crise econômica aliada à reestruturação de 

vários ramos da economia tem contribuído para a 

expansão das atividades informais. 

d) Ao fechar postos de trabalho no setor formal, as 

inovações tecnológicas e gerenciais estimulam a 

geração de formas criativas de emprego." 

8. – (Quadrix – 2016 – CRF-PR)- Também chamado 

de sistema de produção flexível, o Toyotismo foi 

criado na década de 1970 por Taiichi Ohno (1912) e 

Eiji Toyoda (1913-2013) e diretamente aplicado nas 

linhas de produção da Toyota. Diante do panorama 

da crise do petróleo de 1970, das peculiaridades da 

economia japonesa e das limitações do fordismo, o 

toyotismo foi elaborado com base nas seguintes 

premissas:  

a) produção flexível e não mais em massa, mas 

variando de acordo com a procura;  

b) maior rapidez no processo produtivo (just in 

time);  

c) o mesmo trabalhador realiza múltiplas funções;  

d) não necessidade de estocagem; e) produtos não 

necessariamente padronizados.  

Com o avanço do toyotismo pelo mundo ao final do 

século XX e o fortalecimento do sistema neoliberal, 

houve diretas consequências, como: 

I. a desregulamentação progressiva do trabalho;  

II. o enfraquecimento dos sindicatos;  

III. a tecnologização da produção e o consequente 

deslocamento dos trabalhadores para o setor 

terciário. Pode-se afirmar que: 

a) somente I está correta.  

b) somente II está correta.  

c) somente III está correta.  

d) há somente duas afirmativas corretas.  

e) todas estão corretas. 

9. "A informalidade está cada vez mais presente nas 

sociedades de países emergentes, como o Brasil. 

Várias são as causas que contribuem para que o 

número de trabalhadores informais aumente de 

forma considerável. Assinale a alternativa que 

contenha uma característica explicativa do aumento 

da informalidade. 

a) O surgimento de novas tecnologias gera emprego 

e renda para toda a sociedade, não interferindo nos 

índices de desemprego. 

b) A adesão de novas formas de trabalho bem como 

as inovações tecnológicas podem contribuir para o 

aumento da informalidade. 

c) A informalidade aumenta apenas nos países 

desenvolvidos devido ao alto grau de escolarização. 

d) Os trabalhos informais possuem mais garantias 

financeiras para quem os realiza. 

10. NÃO configura o crime de redução à condição 

análoga de escravo 

A) submeter a vítima a trabalhos forçados ou a 

jornada exaustiva, sujeitando-a a condições 

degradantes de trabalho. 

B) constranger alguém, mediante violência ou grave 

ameaça, a celebrar contrato de trabalho. 

C) restringir, por qualquer meio, a locomoção do 

trabalhador em razão de dívida contraída com o 

empregador ou preposto. 

D) cercear o uso de qualquer meio de transporte por 

parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no local 

de trabalho. 

E) manter vigilância ostensiva no local de trabalho 

ou se apoderar de documentos ou objetos pessoais 

do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de 

trabalho.