1. (UEL – 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)
Com
base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo
discurso revela uma atitude etnocêntrica:
a)
A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua
formação, de etnias de tipo incivilizado.
b)
Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as
formas de conhecimentos ocidentais.
c)
Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância
e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma
delas.
d)
As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de
relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
e)
O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações
sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
2.
O conceito antropológico de cultura define o termo como:
a)
um elemento que aproxima os homens dos animais;
b)
uma função orgânica do homem;
c)
um elemento que garante a homogeneidade entre os povos;
d)
um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo;
e)
as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem;
3.
(UFUB) “Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato
primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro”.
(LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. 8 ed., Rio de Janeiro.
Jorge Zahar, 1993).
Considerando
o texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmações a seguir:
I
- As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto
qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em
outras culturas.
II
- As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão mal
adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado.
III
- As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais e
simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra, faltando-lhes
apenas uma linguagem própria.
IV
- As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura plenamente, ao
longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as instituições
escolares.
a)
I e II estão corretas.
b)
Apenas I está correta.
c)
I e III estão corretas.
d)
I e IV estão corretas.
4.
Com base nos seus conhecimentos sobre o termo IDEOLOGIA, considere as
afirmativas a seguir:
I.
Trata-se de um conjunto de idéias, valores ou crenças que orientam a percepção
e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e
políticos.
II.
Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa
consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se
presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes
dominantes.
III.
A ideologia consiste em idéias explícitas, fruto da reflexão coletiva e,
portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se
romper com seus pressupostos.
IV.
A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das
pessoas sobre determinado assunto ou questão.
Assinale
a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
(A)
I e II.
(B)
I, II e III.
(C)
I, II e IV.
(D)
II e IV.
(E)
II, III e IV.
5.
(Ueg 2010) A influência cultural não se exerce apenas sobre as elites, mas
sobre a massa. Chegou por meio do cinema, das histórias em quadrinhos, da
música popular, do rádio e da TV, não pela literatura, pela filosofia ou pela
ciência. Foram os meios de comunicação de massa, e os produtos do consumo, que
deram o tom dessa influência. COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência
da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna. 1997. Após a análise do texto acima, é
correto afirmar:
a)
o processo de integração mundial, chamado globalização se dá através das
relações econômicas entre os países que se organizam em blocos, não tendo
portanto uma dimensão política, social e cultural.
b)
a globalização lida com mentalidades, hábitos, estilos de comportamento, usos e
costumes e com modos de vida. Lida com a massificação e a homogeneização
cultural.
c)
a solidariedade é uma característica fundamental do processo de globalização,
em virtude da interação cultural entre povos e nações e do encurtamento das
distâncias.
d)
a influência cultural não ocorre na fase da infância, visto que a criança não
tem habilidade de incorporar valores a não ser os transmitidos pelo ambiente
familiar.
6.
(Ufu 2009) Uma das superstições características da cultura popular é a relativa
ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão
importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos
ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em
agosto de 2008, publicou reportagem que atestava mudanças desse comportamento,
durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de
residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com
movimento normal para “mudanças de visual”. Considerando o enunciado acima e o
conceito antropológico de cultura, marque a alternativa correta.
a)
Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não
contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano.
b)
As práticas culturais não são congeladas no tempo, são partes integrantes da
história e estão em processo de transformação com a própria história.
c)
As manifestações culturais populares passam por um processo de
descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem
reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças.
d)
As verdadeiras práticas tradicionais não se alteram com o tempo e são
reproduzidas da mesma forma como foram originadas.
7.
(PITÁGORAS) Dentre as frases a seguir, IDENTIFIQUE aquela que expressa a
principal função das propagandas em uma sociedade de consumo.
A)
Informar os consumidores acerca das virtudes dos produtos.
B)
Divulgar o produto para atingir uma demanda já existente.
C)
Esconder os problemas dos produtos.
D)
Criar a necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda.
E)
Aumentar o consumo do produto através da divulgação da sua marca.
8. (PITÁGORAS)
Comumente ouvimos falar do modo de vida americano, o american way of life.
Trata-se de um ideal muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a
felicidade como resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado
com o acesso ao consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo
marxismo, isso não passa de uma ___________ burguesa, a qual identifica no
mercado a garantia de sustentação dos seus privilégios de classe.
INDIQUE
a palavra que melhor completa o trecho lido.
a)
Indústria cultural.
b)
Conspiração.
c)
Ideologia.
d)
Percepção.
e)
Alienação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário