1. (Ufu 2011) Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para o autor, nem todo crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social. A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim.
a) Conceito que
descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo
processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na ausência das normas
sociais sobre o comportamento individual.
b) Ocorre quando há,
nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, uma situação
em que o conjunto de regras, valores e procedimentos são reconhecidos por todos
os indivíduos, levando ao desenvolvimento da sociedade.
c) Ocorre quando os
sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de
mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da
influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
d) Conceito que
descreve a ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de
mudança, de um estado de complementaridade e interdependência entre os
indivíduos, o que leva a uma menor divisão do trabalho social e ao
fortalecimento das instituições sociais.
2. (Unioeste 2012) A
filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi
sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o
objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre os
homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar
que *
a)o estado
teológico, segundo está formulada na “Lei dos Três Estados”, não tem o poder de
tornar a sociedade mais coesa e nenhum papel na fundamentação da vida moral.
b)para Comte, o
estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado
metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.
c)na “Lei dos Três
Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado
teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior
ao estado positivo.
d)Augusto Comte
demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se
na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a
teológica e a metafísica.
e)o estado
positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a
observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis
imutáveis nos fenômenos observáveis
3. (Ufu 2017) Para
Fernando José Martins, no “fenômeno contemporâneo das ocupações das escolas: os
estudantes de São Paulo lutaram para que sua escola não feche, ou por melhores
condições nas escolas do Rio de Janeiro, ou contra a gestão privada das escolas
em Goiás, o passe livre e aumento da merenda no Ceará, ou, no caso paranaense,
sobre a reforma do Ensino Médio, que subtrai a obrigatoriedade de elementos
curriculares fundamentais.” Disponível
em:<http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-carater-pedagogico-da-ocupacao-das-escolas-4qd45ib0p7hy6mli685kqzsxg>.
Acesso em: 22 abr. 2017. Avaliando o movimento das ocupações a partir do
conceito de ação social em Weber, pode-se afirmar que o tipo de ação social
prevalecente é: *
a)Ação racional em
relação a fins
B)Ação tradicional
c)Ação afetiva
d)Ação altruísta em
relação a valores
4. (Ufrgs 2012)
Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na sociedade
industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes: para o
positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários são
fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente fácil,
enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e burgueses são o fato
mais importante das sociedades modernas. A respeito das concepções teóricas
desses autores, é CORRETO afirmar: *
a)Comte considera
que a partir do momento em que os homens pensam cientificamente, a atividade
principal das coletividades passa a ser a luta de classes que leva
necessariamente à resolução de todos os conflitos.
b)Comte pensava que
a organização científica da sociedade industrial levaria a atribuir a cada
indivíduo um lugar proporcional à sua capacidade, realizando-se assim a justiça
social.
c)Marx acredita que
a história humana é feita de consensos e implica, por um lado, o antagonismo
entre opressores e oprimidos; por outro lado, tende a uma polarização em dois
blocos: burgueses e proletários.
d)Tanto Augusto
Comte quanto Karl Marx concordam que a sociedade capitalista industrial
expressa a predominância de um tipo de solidariedade, que classificam como
orgânica, cujas características se refletirão diretamente em suas instituições.
e)Para Karl Marx, o
caráter contraditório do capitalismo manifesta-se no fato de que o crescimento
dos meios de produção se traduz na elevação do nível de vida da maioria dos
trabalhadores embora não elimine as desigualdades sociais.
5. (Unicentro 2010)
“A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de
outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança
por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante
de ataques futuros). Os ´outros` podem ser individualizados e conhecidos ou um
pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos” (Max
Weber. Ação social e relação social. In M.M. Foracchi e J.S Martins. Sociologia
e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139). Max Weber, um dos clássicos da
sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o
objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação
social. Quais são elas? *
a)Ação tradicional,
ação afetiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a
fins.
b)Ação tradicional,
ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a
valores.
c)Ação tradicional,
ação afetiva, ação racional e ação carismática.
d)Ação tradicional,
ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não esperada.
e)Ação tradicional,
ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a
fins.
6. (Unicentro 2011)
Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas
áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao
analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e
as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais,
ou seja, *
a)fato social e
burocracia.
b)classe e
proletariado.
c)cultura e tipo
Ideal.
d)ação social e
racionalidade.
e)anomia e
solidariedade.
7. (Uncisal 2012) O
modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e
comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande
importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos
sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de
estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para
todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a
exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que
apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim. *
a)Expressões
culturais.
b)Ações sociais.
c)Fatos sociais.
d)Estruturas
políticas.
e)Relações sociais.
8. (Ueg 2016) O
objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser
tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas pré noções e preconceitos.
A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser
considerada *
02)nietzschiana,
pois coloca a “vontade de poder” como fundamento para a pesquisa.
08)weberiana, pois
aborda a ação social racional atribuída por um sujeito.
16)kantiana, pois
trata da “coisa em si” e realiza a coisificação da realidade.
32)positivista, pois
se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.
SOMA:________________________
9. Qual é a ideia
que fundamenta o conceito de “materialismo histórico” na teoria de Karl Marx?
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10. De acordo com as
análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se
contrapõem. Na produção capitalista quais são as duas classes antagônicas?
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